REALIDADE VIRTUAL

A Realidade Virtual (RV) é um ambiente, gerado por um computador, com cenas e objetos que parecem reais, fazendo com que os usuários se sintam imersos nessa realidade. Esse ambiente é percebido através de um óculos ou capacete de Realidade Virtual. 

A RV nos permite, por exemplo, mergulhar em videogames como se fôssemos os próprios personagens, aprender a fazer cirurgias cardíacas ou aprender a melhorar a qualidade de um treinamento esportivo para maximizar o desempenho.

Embora isso possa parecer extremamente futurista, essa tecnologia não é tão recente como se pensa. Muitos consideram a Sensorama como o primeiro dispositivo de RV, uma máquina com assento embutido que reproduzia filmes em 3D, exalava cheiros e gerava vibrações para tornar a experiência o mais real possível. Essa invenção remonta meados dos anos 50. A partir daí, nos anos seguintes, o desenvolvimento tecnológico e de software garantiu evoluções significativas, tanto em dispositivos quanto no design de interfaces.


DIFERENÇAS ENTRE A REALIDADE VIRTUAL E A REALIDADE AUMENTADA

Apesar de se tratar de uma tecnologia que surgiu há algumas décadas, o conceito de Realidade Virtual ainda está muito distante para muitas pessoas. É comum confundir a expressão Realidade Virtual com a de Realidade Aumentada.

A principal diferença entre as duas tecnologias está no fato de que a RV cria um mundo em que mergulhamos através de óculos ou capacetes específicos. Trata-se de um ambiente totalmente imersivo em que tudo o que vemos faz parte de uma realidade construída de forma artificial através de imagens, sons etc. 

Já na Realidade Aumentada (RA) o nosso próprio mundo se transforma em um espaço em que objetos, imagens ou semelhantes são colocados. Tudo o que vemos está em um ambiente real e pode ser que não seja estritamente necessário usar óculos. O exemplo mais claro e desse conceito é o Pokémon Go.


COMO FUNCIONA

Uma das bases da ilusão visual de uma nova realidade é forjar a atual. Para isso, uma simples imagem plana diante de nossos olhos não é o bastante. A mesma poderia simplesmente ser encarada como algo falso. É aí que entra um dos trunfos da realidade virtual.

Uma ilusão de profundidade é criada, apresentando mais um elemento de imersão para a realidade virtual. Para isso acontecer, duas imagens diferentes são geradas, uma para cada olho. O efeito consiste na interpretação do cérebro de que as duas imagens na realidade são uma só.

A tecnologia que primeiro começou com fotos, hoje é utilizada em filmes e ambientes tridimensionais gerados por computador. Tecnologias atuais como o Oculus Rift, permitem uma interpolação tão rápida entre as imagens, que o efeito 3D é impressionante.

O grande destaque desses óculos modernos é a capacidade de interagir em sincronia com o movimento da cabeça do usuário. Diferente dos óculos de cinema e brinquedos como o “View-Master”. Ao utilizar o Oculus Rift, por exemplo, a visão é completamente sobreposta por um visor 3D. A imagem gerada não permanece estática em um único ponto, ela acompanha a movimentação do usuário.


Por Gabriel Apolinário

fontes:

https://www.iberdrola.com/inovacao/realidade-virtual

https://www.techtudo.com.br/noticias/2015/09/o-que-e-realidade-virtual-entenda-melhor-como-funciona-a-tecnologia.ghtml

Comentários

Postagens mais visitadas