5G : Como essa nova tecnologia pode mudar o jogo
Hoje vamos falar sobre ele, o assunto do momento e o novo queridinho do mundo todo: o 5G. Essa nova tecnologia trás consigo a promessa de mudar as nossas vidas, mas primeiro de tudo, o que raios é o 5G?
O que é 5G?
A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade que promete grande revolução. A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos e possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).
Essa tecnologia permitirá a interconexão de diversos outros equipamentos em casa ou no escritório.A nova tecnologia da internet móvel 5G possibilitará o uso em telefones celulares e gadgets que não são conectados à rede wifi ou internet por cabo.
Ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos. Tudo isso pela rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma muito mais ágil.
A capacidade de transmissão de dados da internet 5G é extremamente avançada. Milhares de equipamentos podem estar interconectados numa mesma rede e serem operados remotamente, de forma segura. Em Uma rede wifi não temos essa capacidade para suportar tantas conexões e é o que faz com que o 5G seja muito atraente para o desenvolvimento da Internet das Coisas e a evolução da Indústria 4.0.
4G x 5G: Quais as principais diferenças?
A principal diferença do 5G para o 4G é de fato a velocidade na transferência de informações, chamada de latência. Um aparelho com 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte, por exemplo. Com o 5G, a expectativa é que este intervalo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 Gigabytes, o que significa uma velocidade até 20 vezes maior para os usuários
Outro diferencial do 5G é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados. No 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro. Em um país continental como o Brasil esse aumento do raio de cobertura significa alcance da internet em áreas rurais e industriais que hoje estão descobertas de sinal.
Muito provavelmente você precisará de um novo smartphone para usar a internet 5G porque muitos modelos atuais não suportam a tecnologia. Já existem modelos que estão disponíveis, mas são aparelhos modernos com valores mais elevados e que não utilizam no momento, esse tipo de rede.
Existe 5G no Brasil?
Pelo planejado, o 5G chegará ao Brasil em 2022, sendo distribuido pela empresas vencedoras do Leilão do 5G, ocorrido em novembro de 2021.No leilão, foram oferecidos lotes em quatro faixas de frequência: 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz; e 26 GHz.
A empresas vencedoras em âmbito nacional foram: Claro, Vivo e TIM. Além dos vencedores do âmbito regional: Sercomtel, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Cloud2U e Algar Telecom.
por Ana Beatriz F. Alves.
webgrafia:
https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/5g-no-brasil/
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/04/internet-no-celular-as-diferencas-entre-5g-e-wi-fi-de-5-ghz.ghtml
Comentários
Postar um comentário