IoT: A Internet das Coisas
Atualmente não podemos negar que grande parte das coisas estão conectadas, como a conexão do seu celular com o seu relógio, tornando diversas atividades mais simples pela facilidade da comunicação dos aparelhos. Esse fenômeno pode ser chamado de IOT e mesmo sendo um termo muito importante, é de pouco conhecimento da população geral.
Oque significa IOT?
IOT (Internet Of Things/Internet das coisas) são todos aqueles dispositivos conectados à internet. Hoje existem numerosos apetrechos que estão conectados, como: eletrodomésticos, meios de transporte, fechaduras e cadeados.
O objetivo da IOT é facilitar a conexão do mundo físico e o digital, fazendo com que tudo que estiver conectado se comuniquem um com o outro, gerando uma facilidade maior nas atividades cotidianas, além de se ter mais meios conectados com algo que é de extrema importância na nossa vida, a internet.
A tecnologia IoT é muito ligada as “casas inteligentes”, incluindo dispositivos e eletrodomésticos (como luminárias, sistemas e câmeras de segurança) sendo controlados por meio de outros dispositivos.
História:
Essa ideia começou a ser proposta desde 1991, quando a conexão TCP/IP e a Internet que conhecemos hoje começou a se popularizar. Bill Joy, elaborou um pensamento sobre a conexão de Device para Device (D2D).
O termo surgiu 1999 que Kevin Ashton, propôs o termo “Internet das Coisas” após dez anos de estudo e projetos, escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas”, e a partir daí o termo se popularizou. Ele alegava que a falta de tempo na rotina das pessoas faz com que elas precisem se conectar à internet de várias maneiras.
A grande marca de automóveis “Tesla” é um grande exemplo de sucesso IOT. Os modelos podem ser conectados à internet para diversas funções como atualizações de software, informações de localização e feitos automáticos.
A smart tv foi outro sucesso que revolucionou o mercado desse produto. Ver um filme, jogo ou programa na TV se tornou muito mais fácil, pois, essas tvs podem ser conectadas à internet. geralmente feitas por meio de smartphones ou tablets. E, com a Smart TV. Nas televisões mais modernas é possível usar o comando de voz e gestos para fazer postagens, sem precisar ter um computador conectado a elas.
Por Aquires da Costa Silva
30 de outubro de 2021
Web grafia:
https://netscandigital.com/blog/internet-das-coisas/
https://alfacomp.net/portfolio-item/iot-internet-of-things/?gclid=Cj0KCQjw_fiLBhDOARIsAF4khR2TdFpxtQIMysReAhNJU9xBK0w2SnZnW6IlVGj2VGfWP7Vgj2SXYk0aAsrYEALw_wcB
Comentários
Postar um comentário